Guia completo de SMS Marketing
Você já deve saber que existe diversos canais de comunicação que as empresas estão utilizando para gerar leads, fidelizar e vender, mas o que talvez não sabia, é que dentro da sua especificdade há canais que proporcionam melhores resultados devido a sua praticidade.
Usar uma ferramenta de comunicação que lhe coloca em contacto directo com seu público acaba por ser um diferencial para muitas empresas, Por isto elaborei este artigo para lhe ajudar a usar uma opção de comunicação (SMS MARKETING) que vai ajudar a sua empresa a estreitar a comunicação com os seus clientes e reduzir o custo de aquisição de cliente.
A cada dia que passa, SMS vai ganhando destaque no mercado, tudo porque as pessoas passam maior parte do tempo hoje grudado ao telemóvel. E, 90% das pessoas que recebem SMS abrem as mensagens que recebem no celular no máximo até 3 minutos depois de as receber e, num universo de 100 SMS enviadas, 98 são entregues ao destinatário contra 20 do e-mail marketing.
Hoje, SMS passou a ser opção de comunicação para as empresas que procuram agilizar a comunicação com os seus clientes, quem não gostaria de usar a ferramenta de comunicação com melhor custo-benefício do mercado?
Tanto para gerar leads, aumentar vendas ou fidelizar clientes, confira à baixo passo a passo para fazer uma campanha de SMS marketing:
Defina objetivos
Como você já deve saber toda campanha de marketing começa com definição de um objetivo e SMS marketing não foge a regra, SMS marketing pode ajudar a aumentar suas vendas, qualificar leads o envio do link de um conteúdo, alertar sobre uma determinada eventualidade, obter feedback por meio de um inquérito ou simplesmente se relacionar com seu público. Porém estes objetivos devem ser mensuráveis, como por exemplo realizar 100 vendas, obter 1000 inscritos no determinado evento. Está sintonizado?
Defina sua estratégia
Depois de você defenir o objetivo, é chegado o momento de definir uma estratégia para alcance de uma determinada meta. Vamos supor que pretende recuperar clientes inativos, o que farias para torná-los ativos? pode ser um bónus, desconto ou uma outra estratégia, o ponto é definir uma acção que vai impactar o teu cliente ao ponto de ele realizar uma acção que você pretende.
Escolha o software de SMS Marketing
Antes que comenta erro, aceite a nossa ajuda quanto a isto. Aqui analisamos cuidadosamente todos os pontos, preços mais baixos podem elucidar uso de rotas de qualidade duvidosa que simplesmente não vão entregar suas mensagens. Procure certificar-se se a ferramenta armazena as suas campanhas ou tem funcionalidade de histórico.
Por isso, procure um software de sms marketing com uma interface que lhe permita criar e enviar seus SMS facilmente, com personalização e relatórios detalhados. Na incerteza, procure sempre por uma opção local.
Tenha uma base de dados
Antes de enviar uma campanha, construa a sua base de dados, pessoas que tem dor que seu produto ou serviço ajuda a resolver. Evite enviar SPAM, ou seja, evite enviar SMS para alguém que não lhe deu permissão para entrar em contacto com ele.
Seja Claro e objetivo
A sua mensagem deve ser objetiva e clara, tudo porque uma SMS é composta por 160 caracteres, certo? O teu cliente quando abrir a tua mensagem, ele terá pouco tempo para tomar a decisão, não enrole, seja curto e objectivo. Isso eliminará por completo aquela tentação de dizer sempre mais do que o necessário na mensagem. Por isso, assegure-se que seu texto foi direto ao ponto e que entregará valor ao cliente.
Horário comercial sempre
A sua mensagem deve chegar ao seu cliente no momento certo e na hora certa, antes de enviar a sua campanha pense no seu cliente, vamos supor que um shopping terá uma promoção no fim de semana, que dia de semana e hora a sua empresa deve enviar SMS aos seus clientes? Talvez faça mais sentido na Quinta-Feira no período das 8h-17h. Tudo porque a pessoa esteja já planificar o FIM DE SEMANA. Vale realçar que não existe um horário padrão, vale testes por sua parte descobrir que horário dará melhores resultados a sua empresa.
Crie sentido de urgência
Você não acha que o ser humano só valoriza quando perde? ouvimos isto quase todos os dias, então a sua oferta deve ser limitado relativamente ao tempo, por exemplo, se a sua empresa dispor de uma promoção de um artigo ou serviço, para pressionar ou acelerar o cliente para compra, é recomendável uso de gatilho mental. A promoção de tempo limitado pressiona a compra, ainda mais por ser algo que a pessoa já queria comprar.
Chegue nas redes sociais
Aumente engajamento das tuas publicações, promovendo as redes sociais da tua empresa via SMS, para que eles deixem um like e sigam sua página no Facebook, comunique um material gratuito ou oferta para aumentar o alcance das publicações nessa página.
Faça combinação com outros canais.
Aproveite o facto de SMS ter uma taxa de abertura (98%) superior à de outros canais para promover a taxa de abertura. Aliás, uma das melhores formas de usar SMS é fazer combinações com outros meios de comunicação.Ex: Envie uma campanha de email marketing primeiro, segmente os usuários que não abriram a mensagem e, em seguida, envie uma campanha de SMS. Dessa forma, você chega em toda sua audiência.